Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  DenilsodeLima em Ter Jan 10, 2012 2:39 pm

Pessoal,

Fiz ontem o envio da Apostila 01 - Falando Sobre Vocabulário. Nela foi apresentada um pouco da teoria que envolve as pesquisas, ensino e aprendizado de vocabulário. Há uma vasta bibliografia sobre o assunto e em breve vou postar aqui para que aqueles que desejarem se aprofundar no assunto tenham opções de compra. Confesso a vocês que vale a pena. Pois, esse campo é simplesmente apaixonante.

Na apostila apresentei também a Lexical Approach (Abordagem Lexical). Você puderam sentir o gostinho do que ela é e como se desenvolveu e tem se desenvolvido aos poucos ao longo da história de ensino de línguas.

Bom, aproveitando a sequência do que vocês leram, peço que respondam à seguinte pergunta:

De acordo com o que vocês leram, como a Abordagem Lexical pode mudar (influenciar) o modo como vocês ensinam inglês (seja em uma escola ou particular)? Há algo que pode fazer uma diferença no modo como vocês abordam os temas em sala de aula?

Peço que pensam sobre isso à luz do que vocês leram sobre a Lexical Approach e também sobre o que vocês leram sobre o ensino de vocabulário ao longo da história de ensino de línguas.

Suas opiniões serão bem vindas com certeza.

Att.,

Denilso de Lima
Teacher Trainer

DenilsodeLima
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário http://oslined.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  Caroll em Ter Jan 10, 2012 2:45 pm

Heloo

Acredito que a abordagem lexical traz um resultado mais acelerado ao aluno, e portanto um ânimo maior nos estudos, quando se vê resultados mais rápidos.

O Ensino Lexical também depende da exigência do aluno. Tem aluno que quer sim falar fluente rápido, mas se importa em falar 100% correto.
Acredito que a grande parte destes alunos, perdem o interesse na gramática quando percebem resultados da abordagem lexical.

Sou nova nesta área ainda estou começando. Acredito que parte de minhas aulas tem bastante Abordagem Lexical, mas tenho medo de take the grammar for granted, e ela nunca vai deixar de ser importante.

That's it


Caroll

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

A Gramática está na Lexical Approach

Mensagem  DenilsodeLima em Ter Jan 10, 2012 2:52 pm

Olá Caroll,

Ufa! Bom saber que alguém está interagindo tão rápido.

Gostei do seu comentário. Resolvi escrever aqui algo que pode te animar: a gramática está inserida na Lexical Approach. Ou seja, ao contrário do que muitas pessoas pensam, é possível ensinar e adquirir (aprender) gramática com a Abordagem Lexical. Isso será visto mais adiante no curso.

Um dos pontos que a Lexical Approach foi muito criticada no início foi o fato de 'tentar' colocar a gramática em segundo plano. Isso certamente mexe com os ânimos de editoras e autores consagrados. Afinal, eles vivem da venda de gramáticas. No entanto, as pessoas esquecem que não há apenas um tipo de gramática; mas sim vários! Isso significa que a gramática que a pessoa aprende (ou ensina) com a Lexical Approach é uma gramática diferente da tradicional (com regras e termos técnicos).

Portanto, não se preocupe. A gramática nunca ficará de fora. Ela só será abordada (ensinada e adquirida) de uma forma diferente. E sobre isso falaremos mais adiante, com certeza.

Att.,

Denilso

DenilsodeLima
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário http://oslined.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  Caroll em Ter Jan 10, 2012 2:56 pm

uhuuuuu, que legal ler isto Denilso!

Certeza que me animou! Por isto estou fazendo o curso, quero ser um profissional de ponta, e nao apenas alguém que fala uma língua que os alunos não falam.

Looking forward to learn some more in the up coming classes...

Caroll

Mensagens : 4
Data de inscrição : 10/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Abordagem lexical

Mensagem  julianaandrighe em Ter Jan 10, 2012 3:45 pm

Hi teacher...
É muito importante este estudo,e ao mesmo tempo prático no que diz respeito a aprendizagem.É interessante perceber que foi assim que aprendemos a nossa língua materna, não só com palavras isoladas mas também em conjunto,não aprendemos a gramática ,mas buscamos a sua compreensão ao longo do tempo,ou seja com a prática ...ou melhor ainda com a abordagem lexical.
Is it correct? get my message?I hope so!!!! Very Happy

julianaandrighe

Mensagens : 8
Data de inscrição : 06/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

LEXICAL APPROACH

Mensagem  Cris Tavella em Ter Jan 10, 2012 5:31 pm

Hi everyone,

I think that this topic is FANTASTIC!
The students can learn and speak faster! It's good for them and for us, teachers.
The student's will achieve their/our goals and see the results in "real life" (at school, job, internet, etc).
But I have a problem with that: I have some students that they are a little bit resistant with that... They "need" to learn English as the IXX century! They don't accept that fact that we have other options to teach/learn.... What can we do with them?



Cris Tavella

Mensagens : 5
Data de inscrição : 05/01/2012
Idade : 34
Localização : Bragança Paulista - SP

Ver perfil do usuário http://www.masterls.com.br

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  Adriana Elizabeth Lomba em Ter Jan 10, 2012 7:38 pm

What can I say... I loooooove Grammar!
And I also loooooove Lexis/Vacabulary!

I believe learning more about the Lexical approch will help me find news ways to work in class and get things done in a better/more fun/more effective way.
We keep reading that students can't see the point of studying what is taught at school, that they can't apply it in real life... I want to help them change this point of view... help them feel comfortable enough to try out new possibilities, to communicate "fluently".

Adriana Elizabeth Lomba

Mensagens : 3
Data de inscrição : 10/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

How can we make learners see new ways?

Mensagem  DenilsodeLima em Ter Jan 10, 2012 9:03 pm

Cris,

Your question is really interesting. I must confess that I also faced this very same problem when I started learning about the Lexical Approach and trying to have it in my classes. This was back in 1998, the year I started learning about this "approach". Unfortunately, learners are heavily grammar influenced. This is so, because our language learning/teaching system puts too much emphasis on grammatical knowledge. Just think of paradigms like "eu não sei nem português direito quanto mais inglês". People don't realize that they know Portuguese, they use the language, the can convey their ideas with it and so on without know the formal grammar, the technicalities of the grammar.

Anyway, to answer your question, one thing I started doing was to show them (I used to give them examples in Portuguese) that knowing the "whys" is not the whole basis for learning how to use the language properly. I would also give them examples in English so that they could get the point and think about it.

Well, a sentence I like making use of in situations like these is the (in)famous "the book is on the table". Most people - even those who have never studied English - know this sentence. It is a strange fact (or not) that people know how to pronounce it (not perfectly but they may get closer), they know the meaning of it, they know how to use it (although there's no big deal in using this sentence). I then get the most curious looks when I asked students about the grammatical order of the words in this sentence. I also ask about the preposition, the verb to be, etc. I ask them about the grammar. I want them to tell me the grammar in this sentence.

As they can't give me a proper answer, they get kind of frustated. But, I take opportunity of this situation to tell them that learning (knowing) the grammatical points of a language is not necessary when learning a language. After telling them about this, I usually give other examples: "what's your name?", "my name's ...", "how old are you?", "thank you very much", "you're welcome" and so on and so forth.

The point I try to make is to show them that they can learn lots of sentences and expressions (lexis/vocabulary) in English whithout getting too much worried about the grammar. When I see their heads shaking in agreement, I give them the sentence "have you ever been to..?". I quickly tell them about the grammar of this semi-fixed sentence: present perfect, the use of "ever" and its meaning, the fact that it is a question, etc. They kind of try hard to understand what I am saying.

Then, I tell them to forget all that and keep in mind that "have you ever been to...?" is a common expression in English used to ask people if they have already been to a place. In Portuguese, it means something like "você alguma vez já esteve em...?" or "você alguma vez na vida já foi a...?". I ask them to repeat the sentence in English, I work on their pronunciation. I ask them to tell me the meaning of the sentence. After that, I give examples: "have you ever been to Brasília?", "have you ever been to Salvador?", "have you ever been to Rio de Janeiro?". I work with this sentence till I realize they got it. Finally, I ask them if learning the whole grammar was necessary. I also tell them that they can learn the grammar if they want to, but they can do it when they feel ready to it.

Well, as you can see what I really do is convince learners (show them) that learning/memorizing the technicalities of the language is of no use for them at using the language communicatively. If they want to learn (or feel like learning) the core grammar, they can get a grammar book and study it. But they have to do this when they have enough material (language input) to compare and analyze what they know.

The ideia is to show them that the same thing happens in Portuguese. That is, we just learn grammar points (substantivos, plural dos substantivos, conjunção coordenada e subordinada, etc.) when we already have enough language material to compare and analyze with the formal grammar.

Once I am sure they agree with me, I keep teaching lexically without much problem. The thing is: we have to convice them with examples; we have to show them that it is possible (and more fun) to learn language in a new way - be it lexically or not.

I hope you have liked this. Let's keep talking about it!

DenilsodeLima
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário http://oslined.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Abordagem Lexical

Mensagem  Patrick Sampaio em Ter Jan 10, 2012 9:14 pm

A abordagem lexical desenvolve no aluno uma maior possibilidade de compreensão da língua pelo fato de "internalizar” os sentidos das palavras ou expressões em diversos contextos e principalmente aprender em situações reais de comunicação.O ensino da gramática não fica esquecida, ela é aprendida de forma natural, sem ficar focando nas regras. No entanto, esta abordagem torna o ensino muito mais dinâmico e eficaz.

Patrick Sampaio

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 35
Localização : Patrocínio MG

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Respondendo...

Mensagem  Daniella Lopes em Qua Jan 11, 2012 8:23 am

Olá, Denilso.

Eu sempre fiquei incomodada com o fato das escolas ensinarem GRAMÁTICA da língua inglesa para alunos que não são falantes da língua. "Facebookiando", CURTI muito o seu comentário acima, é bem isso mesmo. Os alunos estão tão engessados em aprender gramática que questionam quando o professor não os bombardeiam com regras e mais regras, ficam confusos e crentes que se não for através dessas regras não conseguem aprender. Estou confiante que saber mais sobre a abordagem lexical vai me livrar de algumas angústias em relação a essa "necessidade" que os alunos sentem de gramática, acredito que terei mais segurança em me desapegar da regra pela regra e ensinar a língua de fato.

Até.


Daniella Lopes

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Lexical Approach

Mensagem  Denise Novaes em Qua Jan 11, 2012 2:05 pm

Hellooooo guys!!

I confess for me this is new and different. I took an English course in 1993, that is, almost 20 years ago, and, since I've always loved English and Portuguese and have always loved the grammar of the language as well, I was ok with the fact that it's not that boring or impossible learning through a traditional approach. Because, if that had worked for me, why would that ever be impossible for other students? After all, I loved my teacher and enjoyed the method through which I learned! Why couldn't or shouldn't I teach the same way? (self-centered? narrow-minded? me??? hahahah)
But the thing is...and I've already mentioned that in my first response, students nowadays are definetely not the same as 5 or 10...let alone 20 years ago! And I had to learn that the hard way. That means I've been changing my mind (Thanks God and Mr. de Lima!!!) and surrendered to the fact that I must catch up and update to new ideas, techniques and approaches more and more each day. I'm demanding. Of course I'm always looking for the best for myself and my students.
This Lexical Approach will definetely change and improve the way I teach. I believe it'll turn into an easier and more convenient way for the students' understanding. On the other hand, I fear something: in what sense will I be teaching my students to memorize sentences, expressions, phrases, idioms, etc rather than make them think - to form these structures? I mean, through the Lexical Approach, I have this feeling that I'll be teaching them "ready-made sentences" rather than make them think over what they want and need to express. For example: when I say "o livro está na mesa", they already know what it means due to the jokes, songs and whatever. It takes them less than 2 secs to translate this sentence into English. It's something already internalized. But when I tell them to form a sentence like "a carteira está em cima do sofá" - which has exactly the same structure: "on the" - they CAN'T! they get lost! The same happens with "what's your name". Everyboy knows what it means!! So, why is that, that when they're asked to formulate "qual é o nome dela? ou qual é sua cor favorita?" they have doubts? Do you get my point? I hope I made myself clear.. : )

Other than that, I have a hard time teaching students who are crazy about the "whys". Some of them get mad when they dont get why sentences are formed the way they're formed or why expressions or idioms are so different in English. And I, in my turn, get mad at the fact that they are not open-minded enough to realize they're learning a new Language and that means they're learning a new: CULTURE, STRUCTURE, WAY OF THINKING, SPEAKING AND FEELING. Oh my!!!

Denise Novaes

Mensagens : 7
Data de inscrição : 06/01/2012
Idade : 35
Localização : Guarulhos

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Gramática não é o essencial

Mensagem  Denise Fernandes em Qua Jan 11, 2012 3:26 pm

De acordo com as leituras do material recebido, entendi que a Abordagem Lexical pode proporcionar um processo de ensino e aprendizagem de uma língua mais rápido, prático, efetivo. Afinal, de que adiantaria ficarmos focados no ensino da gramática, se não conhecermos o léxico primeiro (ou o considerarmos como ponto primordial)? Acho um pouco meio sem lógica isso. É como querer aprender a fazer um bolo sem saber o que é o bolo (imagino-o como a língua), sem conhecer seu ingredientes (imagino-os como sendo o léxico – palavras soltas, frases, expressões). Quando uma criancinha fala, ela não sabe muito bem ainda como usar a gramática (ela nem sabe o que é gramática!), mas ainda assim, podemos entende-la, não é mesmo? E é isso que é o mais importante, a mensagem ser entendida (porém, não subestimando a importância da gramática). Não arrisco mais a falar sobre isso por enquanto, já que estou apenas engatinhando neste curso e precisaria de mais leituras para dar uma resposta mais “substancial” rsrs.

Denise Fernandes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Aprender Vocabulário

Mensagem  pity_lopes em Qua Jan 11, 2012 5:04 pm

Hi guys!

Curioso dizer que a palestra da Nancy Lake que assisti aqui em Bauru focalizava exatamente em todos aqueles pontos mencionados na apostila sobre aprender vocabulário (contexto, pronúncia, collocation, register, colligation etc). Ela também é defensora dessa abordagem e achei super interessante ter aprendido um ponto de vista completamente diferente do que venho fazendo há anos.
Sou professora particular e estou tentando aplicar algo parecido, mas confesso que é difícil e eu tenho que me policiar para não me prender à gramática..eu simplesmente AMO a dita cuja. Lendo seus artigos sobre chunks, preparei exercícios desta forma com meus students e eles gostaram bastante. Ao contrário do que alguns dos colegas estão dizendo aqui no fórum, muitos dos meus alunos não gostam de aprender gramática pura - do jeito que eu gosto. Portanto, estou fazendo este curso justamente para tornar-me uma profissional melhor e respeitar o universo diferente que cada aluno representa pra mim.

pity_lopes

Mensagens : 4
Data de inscrição : 06/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Lexical Approach

Mensagem  Eliane Ibrahim em Qua Jan 11, 2012 8:07 pm

Good evening everyone,

I've always loved grammar and I'll always will, I don't think this conflicts with using the Lexical Approach to teach English in class, as long as grammar is used properly; people change and we must change, in the past people used to learn English listening to music, nowadays apart from that some learn English playing games, so we must adapt to this new reality if we want to keep our students motivated and very willing to learn, some like grammar and the traditional method of teaching English, many don't. Although I firmly believe the Lexical Approach is a wonderful way of teaching I couldn't agree more with Denise Novaes when she says that teaching students most common expressions, fixed and semi-fixed sentences and make them repeat it perhaps will make them only know it by heart but not will make the students to think and be able to form others sentences easily when they are in a similar context and require changes in vocabulary, I also fear it and I actually see this happening frequently in class with Lexical Approach learners, however what I've seen is that students who have "noticing" and I'm sure teacher Denilso will be delighted to tell us more about this word for those of you who don't know it yet, I've noticed that students who have a strong noticing ability they adapt better to the Lexical Approach and also learn faster, and have no problems in using the same grammar/vocabulary learned and they adapt it correctly to other situation without any problems, however the ones who lack this ability tend to get confused
and totally lost when they need to use the same structure as per Denise's example: "the book is on the table" to "a carteira está em cima do sofá". Anyway, we all know people are different and learn in different ways, that's way many students won't like the Lexical Approach while others will fall in love with it, for me as and English teacher I strongly believe the Lexical Approach is more natural to teach and once applied accordingly is really effective.
Just a thought to start interacting guys! Have a good night!



Eliane Ibrahim

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  Michelly Camila em Qua Jan 11, 2012 9:49 pm

Daniella Lopes escreveu:Olá, Denilso.

Eu sempre fiquei incomodada com o fato das escolas ensinarem GRAMÁTICA da língua inglesa para alunos que não são falantes da língua. "Facebookiando", CURTI muito o seu comentário acima, é bem isso mesmo. Os alunos estão tão engessados em aprender gramática que questionam quando o professor não os bombardeiam com regras e mais regras, ficam confusos e crentes que se não for através dessas regras não conseguem aprender. Estou confiante que saber mais sobre a abordagem lexical vai me livrar de algumas angústias em relação a essa "necessidade" que os alunos sentem de gramática, acredito que terei mais segurança em me desapegar da regra pela regra e ensinar a língua de fato.

Até.

Daniella,
senti a mesma coisa ao ler esse tópico, a necessidade de um botão 'curtir' aqui. Também tenho algumas angústias quanto à gramática, mas principalmente quanto a como posso integrar a Lexical Approach na escola onde ensino, em que são declarados adeptos da CLT, com um material de ensino com esse foco, e usando bastante gramática. Os alunos tem obrigatoriamente que adquirir o material adotado, e eu como professora não posso deixar esses livros de lado.
Assim, vou ter que dar uma adaptada no uso deles para o propósito lexical.
Aceito sugestões de como fazer isso.

See you Wink

Michelly Camila

Mensagens : 6
Data de inscrição : 05/01/2012
Localização : Cuiabá, MT

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  cristinavko em Qui Jan 12, 2012 7:30 am

As mentioned before, I've always been interested in the lexical approach but I'm still seeking ways to put it into practice effectively. One of the greatest contributions it can bring to my class is the fact that language should not being taught linearly and a greater emphasis should be given to input. After all, it is through being in contact with (real) language that our students will be able to internalize all the chunks, collocations and the grammar of the language.

Cristina.

cristinavko

Mensagens : 2
Data de inscrição : 06/01/2012
Idade : 34
Localização : Jandira - SP

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como a abordagem lexical pode mudar o modo como ensinamos????

Mensagem  isaboareto em Qui Jan 12, 2012 8:33 am

Hey Folks!

Like our friend Denise, I took a course (from a famous chain) in the 90´s that was mostly grammar. I spent almost 5 years trying to understand that freaking grammar! I was a teenager back then and I wasn´t interested at all in all that!
The point is, as soon as I finished the course I never touched the books again until I decide to enjoy an exchange program in the US.
That forced me to go back to the books and, the thing is, when I got in the US, I completely fell in love with the language! I was able to learn the language without that grammar.
I was so in love with the language that I even started studying grammar, and when I came back to Brazil I decided to teach English.
I am a journalist and I didn´t have any English teaching experience back then. And that is the major reason that brings me to this course, besides truly believe the Lexical Approach is a great method. Now, I`ve been teaching English for 3 years. Until last year I used to work for an important English School chain that doesn´t work with the lexical approach. But now, this year I´ll start at a new chain that has the lexical approach as its major method and that´s why I´m really looking forward to learning more about it.
See ya!

isaboareto

Mensagens : 4
Data de inscrição : 09/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  danie em Qui Jan 12, 2012 11:13 am

A "like" button in this forum would be a great idea, I agree! Very Happy

As I read the material we received, I realized I learned English lexically! My family moved to the US when I was 12 and most of what I know about the language I learned during the 4 years we lived there.
When I stared the teaching, the fact that I left Brazil so young and didn't get a chance to really learn Portuguese grammar bothered me, because some of my students - specially those in the 'enem' phase of their lives - study really hard at school and have very good knowledge of the portuguese grammar structure, and they always ask about the English grammar, in the hope that they will be able to find something similar about the two.
I believe one of the most important rules to learning a foreign language is 'forget what you know about your native one'. Don't try to compare and don't insist on translating everything. This happens because we've been taught from a very young age that grammar is more important. Remember how portuguese whas taught back when you were at school? Thankfully, the material used at the school I work is very similar to what I've now learned is called Lexical Approach, and this course will really help me understand more about it and improve my methodology.

danie

Mensagens : 3
Data de inscrição : 05/01/2012
Idade : 30
Localização : Campo Grande, MS

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  kribas em Qui Jan 12, 2012 1:29 pm

danie escreveu:A "like" button in this forum would be a great idea, I agree! Very Happy

As I read the material we received, I realized I learned English lexically! My family moved to the US when I was 12 and most of what I know about the language I learned during the 4 years we lived there.
When I stared the teaching, the fact that I left Brazil so young and didn't get a chance to really learn Portuguese grammar bothered me, because some of my students - specially those in the 'enem' phase of their lives - study really hard at school and have very good knowledge of the portuguese grammar structure, and they always ask about the English grammar, in the hope that they will be able to find something similar about the two.
I believe one of the most important rules to learning a foreign language is 'forget what you know about your native one'. Don't try to compare and don't insist on translating everything. This happens because we've been taught from a very young age that grammar is more important. Remember how portuguese whas taught back when you were at school? Thankfully, the material used at the school I work is very similar to what I've now learned is called Lexical Approach, and this course will really help me understand more about it and improve my methodology.
I agree with you! I'd love if we had a " LIKE" button here Very Happy

kribas

Mensagens : 8
Data de inscrição : 09/01/2012
Idade : 22
Localização : Ibirama

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

O que muda com a abordagem lexical !!!!!

Mensagem  priscilaarthur em Sex Jan 13, 2012 5:24 am

GOOD MORNING EVERYONE !!!!

Tudo muda com a aboragem lexical, é mais simples e mais fácil para os alunos, eu estudei inglês a muito tempo e quando fiz o curso realmente não tive essa sorte de forcar no lexico, fiz no metodo tradicional demerei muitos anos para me formar pq meu curso focava na gramática, no qual o curso fica cansativo e muitoooo demorado, aprendia palavras soltas e depois de um tempo de curso começa a junta-las e era onde tudo começava a complicar, então muitos anos de curso não me fez alcançar a fluência então depois fiz outros cusos no qual o foco era lexical no qual me ajudou muito.
Onde trabalho focamos a comunicação do dia a dia, trabalhamos com o Lexico, dentro de cada situação passamos vocabulário, expressões idiomáticas, os verbos no passado mesmo que os alunos ainda não tenham conhecimento do tempo vebal assim facilitado quando eles começarem a ver o passado simples, não precisando decorar aquela lista imensa de verbos, a gramática é introduzida de uma foma clara e de fácil compreensão, pois a comuncação efetiva faz com os alunos consigam compreender mehor, deixando bem claro, que temos a gramática mas de uma forma menos complicada quebrando tabus.


até mais.

priscilaarthur

Mensagens : 5
Data de inscrição : 06/01/2012
Idade : 35
Localização : São bernardo do Campo

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Congrats, guys!

Mensagem  DenilsodeLima em Sab Jan 14, 2012 2:40 pm

Olá pessoal,

Adorei ler as respostas de vocês. Vejo que todos estão alinhados com a ideia da Lexical Approach.

Alguns dos comentários acima noto como algumas pessoas são realmente apaixonadas pela Gramática. Eu não vejo nada de errado em relação a isso. Aliás, eu também gosto de Gramática. Mas, acredito que seja uma Gramática diferente da que as pessoas acreditam existir.

No meu primeiro livro, "Inglês na Ponta da Língua: método inovador para melhorar o seu vocabulário", falo sobre três tipos diferentes de gramática: Gramática Normativa, Gramática Descritiva e Gramática Internalizada. Linguisticamente falando, há ainda muitos outros tipos de Gramática (Trasformacional, Generativa, Universal, Funcional e outras). É nesse ponto que reside o modo como lidamos com a Gramática dentro da Abordagem Lexical.

Sobre isso falaremos na terceira semana de nosso curso. Laughing

DenilsodeLima
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 40

Ver perfil do usuário http://oslined.forumeiros.com

Voltar ao Topo Ir em baixo

Como a abordagem lexical pode mudar o modo com o você ensina?

Mensagem  Leila Bomfim em Seg Jan 16, 2012 9:34 am

Acredito que o aprendizado tem que fazer sentido para o aluno. E isso realmente não acontecia com a maioria dos alunos da rede estadual e municipal. Eles saiam do ensino médio mal sabendo o verbo TO BE e sua utilização em frases. Na verdade não aprendiam como utilizar o que aprenderam em situações reais do dia a dia. Com a abordagem lexical, o aluno tem um aprendizado mais rápido e significativo. É bom para o aluno e realizador para nós professores, quando vemos o resultado.

Leila Bomfim

Mensagens : 6
Data de inscrição : 07/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Respondendo

Mensagem  Fernanda Schneider em Qua Jan 18, 2012 12:13 pm

priscilaarthur escreveu:GOOD MORNING EVERYONE !!!!

Tudo muda com a aboragem lexical, é mais simples e mais fácil para os alunos, eu estudei inglês a muito tempo e quando fiz o curso realmente não tive essa sorte de forcar no lexico, fiz no metodo tradicional demerei muitos anos para me formar pq meu curso focava na gramática, no qual o curso fica cansativo e muitoooo demorado, aprendia palavras soltas e depois de um tempo de curso começa a junta-las e era onde tudo começava a complicar, então muitos anos de curso não me fez alcançar a fluência então depois fiz outros cusos no qual o foco era lexical no qual me ajudou muito.
Onde trabalho focamos a comunicação do dia a dia, trabalhamos com o Lexico, dentro de cada situação passamos vocabulário, expressões idiomáticas, os verbos no passado mesmo que os alunos ainda não tenham conhecimento do tempo vebal assim facilitado quando eles começarem a ver o passado simples, não precisando decorar aquela lista imensa de verbos, a gramática é introduzida de uma foma clara e de fácil compreensão, pois a comuncação efetiva faz com os alunos consigam compreender mehor, deixando bem claro, que temos a gramática mas de uma forma menos complicada quebrando tabus.


até mais.

Te entendo perfeitamente Priscila. Ahh como sofri no meu curso de inglês. Eu nunca tive interesse em saber o porque disso ou daquilo, para mim o importante sempre foi saber usar. Mesmo antes de saber o que é um método de ensino eu já era lexical.
Porém quando estou dando aula ainda percebo algumas "escorregadas" ensinando gramática onde não há necessidade naquele momento. Esse também é um dos motivos para eu estar fazendo o curso. Na primeira aula online o Denilso disse que as vezes temos que falar para o aluno que pergunta demais que "o porque naquele momento não é importante". E eu concordo.
Gosto muito da comparação do nosso aprendizado de segunda língua com o aprendizado da língua portuguesa. Antes de saber o que é verbo ou substantivo, uma criança já fala frases completas, faz perguntas, usa presente, passado e futuro e se faz entender. Com o inglês é a mesma coisa, eu posso saber dizer I've never been to Brasília sem entender de gramática.
É isso que me fascina na abordagem lexical. Poder ensinar inglês de maneira dinâmica, rápida e divertida.

Fernanda Schneider

Mensagens : 3
Data de inscrição : 06/01/2012
Idade : 29
Localização : Irati

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

abordagem lexical e o modo de ensinar.......

Mensagem  luciana maria budel em Qui Jan 19, 2012 7:24 pm

Boa noite,

a abordagem lexical é uma excelente e eficaz maneira de ensinarmos inglês..... porém acredito que quando os alunos são mais jovens (crianças, adolescentes e jovens adultos) esse método é mais eficiente, pois os alunos querem falar inglês, sem dar muita importância para as regras...........
já quando estamos ensinando adultos, me parece que eles têm uma maior preocupação com a gramática, com as regras...... parece que se entendem a teoria, conseguem assimilar melhor o conteúdo, pois acredito que fazem associações mais complexas da língua que estão aprendendo com a língua materna......

bom curso a todos nós..........
boa noite!!!!!!

Luciana Razz

luciana maria budel

Mensagens : 7
Data de inscrição : 09/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  RosanaPrado em Qua Jan 25, 2012 7:11 am

Confesso que ao entrar em contato com a Abordagem Lexical e ensinar utilizando materiais baseados nela fiquei completamente com o pé atrás. Vivia me perguntando: "será que funciona?", "não é simplista demais?" Hoje, dois anos se passaram e posso dizer que o meu modo de ensinar mudou muito com a utilização da Abordagem Lexical. O uso de chunks, collocations, etc facilitam ao aluno adquirir um domínio maior do idioma, pois para ele comunicar-se em inglês é o importante e não se aquilo que ele está usando se chama Present Simple, Perfect, Passive Voice ou seja lá o que.
E como professora, vi que coisas que sempre achei difíceis de ensinar (present perfect, por exemplo) podem ser assimiladas pelos alunos de forma simples e e SEMPRE com muitos exemplos.

RosanaPrado

Mensagens : 1
Data de inscrição : 22/01/2012

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Como a abordagem lexical pode mudar o modo como você ensina?

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:31 am


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum