Ensinando Lexicalmente
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Bibliografia Básica [Parte 01]

Ir para baixo

Bibliografia Básica [Parte 01] Empty Bibliografia Básica [Parte 01]

Mensagem  DenilsodeLima Sáb Jan 14, 2012 2:31 pm

Olá pessoal,

Atendendo a pedidos, estou postando aqui a bibliografia que foi apresentada em nossa primeira aula online. Assim, vocês poderão ler mais a respeito sobre o ensino, aprendizado e pesquisas na área do campo lexical. Esse são apenas alguns livros que eu recomendo. Já li todos e sempre os uso como fonte de pesquisa (claro). Faço, quando necessário, um breve comentário sobre o cada livro; isso pode ajudar vocês a decidir em qual investir primeiro.

> "The Lexical Approach: the state of ELT and a way forward" e "Implementing the Lexical Approach: putting theory into practice". Ambos escritos por Michael Lewis. O primeiro traz toda a base teórica para uma abordagem de ensino voltada para o ensino de vocabulário. Lewis aborda temas relacionados à aquisição de línguas e muitos outros temas. No segundo livro, ele faz um apanhado de como o primeiro livro foi recebido ao redor do mundo. Ele rebate as críticas feitas, apresenta novas informações e acrescenta modelos de atividades/exercícios que são a base pedagógica de um ensino lexical. Claro que há muito mais atividades, mas Lewis procurou apresentar ideias que fossem sendo melhoradas ao longo dos anos.

> "The Vocabulary Matrix: understanding, learning and teaching" escrito por Michael McCarthy, Anne O'Keefe e Steve Walsh. Trata-se de um livro em uma linguagem simples e que apresenta vários aspectos do ensino lexical. O interessante desse livro é que cada capítulo é organizado em três partes. A Part A sempre responde a pergunta "What do we know about this?". A Part B responde a pergunta "What are the problems for learners?". E a Part C responde a pergunta "How do we teach it?". Cada capítulo aborda um tema específico: collocations, the grammar of words, words and their meanings, multi-word items, words in the mind e muitos outros.

> "How to Teach Vocabulary" de Scott Thornbury. Trata-se de um livro voltado para professores de língua inglesa que desejam aprender mais sobre como ensinar vocabulário em sala de aula. O livro traz também um pouco de teoria, mas o objetivo dele é mostrar mais o lado prático de como ensinar vocabulário/léxico.

> "Lexical Phrases and Language Teaching" de James R. Nattinger e Jeanette S. DeCarrico. Um dos primeiros livros na história de ensino de língua a mostrar o lado pedagógico do ensino de léxico. Michael Lewis se baseou muito nessa obra para criar a sua Lexical Approach. Trata-se de uma leitura fundamental para quem deseja se aprofundar nesse campo.

> "Optimizing a Lexical Approach to Instructed Second Language Acquisition". Nesse livro os autores Frank Boers e Seth Lindstromberg procuram dar mais fundamento para o lado pedagógico da Lexical Approach. O livro é extremamente teórico e apenas apresenta sugestões para que a Lexical Approach seja introduzida em materiais, cursos, etc., voltados para o ensino/aquisição de segunda língua. Recomendo a leitura desse livro apenas se você já tiver mais conehcimento sobre a Lexical Approach. Ou seja, é melhor ler os livros do Lewis, Nattinger & DeCarrico e outros para só então ler esse.

> "Teaching Vocabulary: strategies and techniques" escrito por um grande especialista no campo lexical, Dr. Paul Nation. Não há muito o que falar sobre esse livro. Ele de leitura simples, os capítulos são organizados de acordo com o interesse do leitor. Você pode ler sobre o ensino de vocabulário por meio da leitura extensiva bem como da leitura intensiva. Além disso, o autor trata da relação entre vocabulário e compreensão oral (listening) bem como entre vocabulário e fala (speaking). Há também um parte dedicada à avaliação de vocabulário (léxico); importante para quem se dedica ao ensino lexical.

> "Lexical Priming: a new theory of words and languages" do Dr. Michael Hoey. Trata-se de uma leitura pesada para quem não está acostumado com as discussões na área de ensino lexical. O livro aborda basicamente sobre o fato de nossa memória ser preparada (alimentada) lexicalmente ao longo da vida. O livro não é voltado para a aquisição de segunda língua, mas o autor dedica um pequeno trecho de um capítulo a esse tema. Vale a pena ler. Mas, só depois de já ter tomado boas doses de leitura dos livros acima.

> Por fim temos dois livros de Norbert Schmitt, de certa forma o papa na área de pesquisas lexicais, "Vocabulary in Language Teaching" e "Researching Vocabulary: a vocabulary research manual". Esses dois livros são voltados para pessoas interessadas em pesquisas lexicais; ou seja, ambos têm cunho acadêmico e não pedagógico. O primeiro livro está escrito em uma linguagem mais simples e é de fácil compreensão. Já o segundo é uma espécie de manual para quem deseja realizar pesquisas na área de aquisição lexical, linguística de corpus, testagem de vocabulário, formulaic language e muitos outros temas nesse campo. Há até mesmo capítulos abordando sobre estatística, pesquisas quantitativas, etc. Enfim, esse segundo livro é altamente recomendado para mestrandos e doutorandos que têm de se aprofundar mais e mais nas pesquisas nesse campo.

Bom! São esses os livros que recomendo, por enquanto. Há ainda outros que serão apresentados ao longo do curso. Caso alguém esteja querendo perguntar "Denilso, quais desse eu devo comprar primeiro?", minha resposta seria: compre o How to Teach Vocabulary]" e o "The Vocabulary Matrix". Esse dois certamente responderão muitas perguntas e darão muitas ideias para vocês. Se gostarem, aí sim invistam nos demais.
DenilsodeLima
DenilsodeLima
Admin

Mensagens : 18
Data de inscrição : 02/11/2011
Idade : 48

https://oslined.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo


 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos