Vocabulary, Lexis, Grammar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Mensagem  DenilsodeLima em Qui Jan 12, 2012 8:02 am

Olá pessoal,

Para manter vocês todos pensando e compartilhando informações, aí vãos algumas perguntas relacionadas ao tema da primeira apostila e a sua prática de ensino até o momento. Peço que pensem a respeito e respondam. Quero muito saber o que vocês têm a dizer.

• Como o vocabulário (vocabulary), o léxico (lexis) e a gramática (grammar) é abordada no material que você usa em suas aulas atualmente?
  • Como o material utilizado por você lida com esses três pontos ao longo de suas páginas?
  • Se você não utiliza nenhum material específico, diga como você mesmo lida com esses três pontos em suas aulas?
  • Classifique os três por ordem de mais frequente e o menos frequente; ou seja, qual deles é mais claramente encontrado no material e o que é menos encontrado?
  • Você diria que o material que você utiliza ou suas aulas tem características da Lexical Approach? Exemplifique.

Estou aguardando suas respostas!

Att.,

Denilso de Lima
Teacher Trainer

DenilsodeLima
Admin

Ver perfil do usuário http://oslined.forumeiros.com

Re: Vocabulary, Lexis, Grammar

Mensagem  danie em Qui Jan 12, 2012 11:32 am

O material que utilizo contém frases prontas, onde o aluno aprende simultaneamente um vocabulário de frases isoladas, expressões gramaticais e verbos.
A gramática está inserida nas frases, não damos ênfase à estrutura gramatical pois o método acredita que a gramática será absorvida ao longo das aulas, através de conversação e escrita usando o vocabulário e expressões.
Frequência: vocabulário - verbo - expressões

Desde que comecei a lecionar inglês, tenho procurado aprender cada vez mais. E aprendi a importância de não focarmos nossas aulas no ensino de palavras isoladas, de não nos preocuparmos tanto com o significado de cada palavra e sim com o contexto de cada frase. E é isso que tenho tentado passar aos meus alunos. O material com que eu trabalho facilita este processo. Procuro fazê-los entender que a gramática será adquirida ao longo do tempo, dou alguns pontos gramaticais para que eles possam se situar melhor nas aulas, faço algumas comparações português-inglês, mas tento deixar sempre claro que uma única palavra em inglês pode ter vários significados, e é preciso que eles entendam o contexto da frase para poderem entender o que aquela palavra significa naquele momento. Gosto muito do material que utilizo em aula, mas acredito que ele ainda esteja incompleto, por isso procuro completar o que falta através da conversação em sala de aula, da interação com meus alunos, etc.

danie

Ver perfil do usuário

Mensagem  kribas em Qui Jan 12, 2012 1:20 pm

O material que utilizo dá bastante enfoque para o vocabulário e expressões. No primeiro momento trabalhamos palavras isoladas, verbos, depois temos amostras de diálogos, que mostram o que aprendemos em uso, e neste meio tempo acabamos falando de gramática de uma forma bem simples e objetiva e está tão inserida no contexto que o aluno nem acaba percebendo que estamos falando de gramática. Na verdade o material utilazado não tem um tópico específico que conste " Grammar". Pelo que venho estudando sobre Lexical Approach, é exatamente este o esquema, onde o léxico é a base na aquisição e ensino de uma segunda língua.

kribas

Ver perfil do usuário

My humble opinion

Mensagem  Denise Fernandes em Qui Jan 12, 2012 2:23 pm

Tendo em vista meu pouco tempo de experiência como professora (detalhe: dou aula para turmas iniciantes), não tenho “quilate” para responder a essas perguntas, mas vou ousar mesmo assim a dizer que acredito que a escola de idiomas na qual trabalho não usa esse método Lexical Approach (considerando que também não sei muito sobre o mesmo). Porém acredito mesmo assim que o método seja ótimo. O aluno/a já entra no curso aprendendo o uso do “do”, “did”, “will”, “would”, ao contrário de outras escolas que já começam a “amassar” o verbo to be. O primeiro livro enfoca mais a gramática ao meu ver, já os livros seguintes, trabalham de uma forma melhor distribuída a gramática e o vocabulário (léxico). No geral, desde o primeiro livro o curso proporciona um ensino que possibilite o desenvolvimento de habilidades de listening, conversation, reading e writing. Todos os livros são repletos de figuras para ajudar o aluno a entender uma palavra, expressão ou situação. Se o aluno/a não entende, faço meus próprios desenhos (que não são muito bonitos rsrs), se não dá certo, faço mímicas (sim, fico parecendo uma louca), ou tento achar uma música conhecida que tem essa palavra e canto um pedacinho; explico de acordo com o contexto, modo de usar etc.. Se depois disso tudo @ aluno/a ainda não entendeu, daí eu traduzo mesmo, senão a aula vai embora e todos nós perdemos tempo. Isso mesmo. Traduzo! Não vou perder tanto tempo tentando explicar o que é uma palavra/expressão, ainda mais palavras como “available”, “nevertheless”. Além dos livros com lições que, como disse anteriormente, trabalham a gramática e léxico de forma “equilibrada”, ou seja, uma não se sobrepondo à outra, temos a parte de vocabulário/diálogo/texto com desenhos para os alunos entenderem o significado, temos a parte da gramática, a parte de listening, a parte de conversation pra colocar o que foi aprendido em prática e o writing e demais exercícios ficam pra casa. Temos também outro material, que é o DVD com filminhos de situações corriqueiras para complementar o conteúdo visto e o CD-ROM com jogos educativos que os alunos fazem em casa e nos mandam o print das pontuações por e-mail. Concluindo, pra mim é léxico 50% e gramática 50%. Não parece Lexical Approach pra mim. Sei que minha resposta não é satisfatória, mas como disse anteriormente, sou “nova na área”.

Abraço a tod@s

Denise Fernandes

Ver perfil do usuário

vocabulary,lexis and grammar

Mensagem  julianaandrighe em Qui Jan 12, 2012 5:51 pm

A maioria do meu tempo trabalho com o material da influx,portanto já trabalho neste contexto a mais ou menos 3 anos.Isso não quer dizer que não encontro problemas com os alunos que ainda" teimam " em acreditar no poder da gramática.Tento periódicamente mostrar a eles que no decorrer do curso eles vão automaticamente interagindo com a língua e a gramática.Isso acontece com os alunos mais velhos ,pois com os adolescentes é muito interessante ver o poder que esse método tem.Tenho alunos de 10,12 que só conversam em inglês sem notar que estão utilizando a gramática.
Mas o meu maior problema é como trabalhar no pré-vestibular com esse método??????? ( Tb sou teacher em outra escola de pré-vestibular)As apostilas vem prontas e devemos seguir.A uma certa contradição ,pois o vestibular requer conhecimento de vocabulário ,leitura e as apostilas não vão de encontro com as essas necessidades.
This is my big problem, what should I do?

julianaandrighe

Ver perfil do usuário

Mensagem  Cris Tavella em Qui Jan 12, 2012 7:31 pm

Aproveitando a carona da Juliana, eu tenho o mesmo problema que ela. Pensamos nos alunos lexicalmente, queremos que eles desenvolvam o idioma de maneira mais rápida, mas na escola eles não pensam assim.
Quando os pais colocam seus filhos pra fazer inglês é pensando no futuro deles, mas eles também querem resultados na escola. E como sabemos, lá eles aprendem muuuita gramática e precisam de nota para passar de ano.
Se algum deles vai mal na prova de inglês os pais vem feito leões na escola de idiomas pra saber o motivo!
Como ter um balanço nestes casos?

Cris Tavella

Ver perfil do usuário http://www.masterls.com.br

Cris

Mensagem  julianaandrighe em Qui Jan 12, 2012 7:40 pm

Exatamente o que acontece...muitos pais colocam seus filhos para fazer cursinho para melhorar na escola dai o método é diferente por essa razão eles se irritam pois os filhos não melhoram o rendimento na escola ,mas as vezes no cursinho se dão bem

julianaandrighe

Ver perfil do usuário

Mensagem  Patrick Sampaio em Sex Jan 13, 2012 2:21 pm

O material que usei até recentemente apresenta uma seção chamada “Focus on Vocabulary” e a outra “Focus on Grammar”.

Na seção “Focus on Vocabulary” apresenta-se o vocabulário que reforça o tema estudado e acresce de mais palavras “isoladas” do mesmo campo semântico relacionadas com os desenhos. Logo abaixo, o aluno faz atividades de completar dando sentido as frases prontas correlacionadas com o tema da unidade. Já nos textos de outra seção podia-se explorar o “lexis”, pois a palavra deixava de estar “isolada” e havia um contexto.

Na seção “Focus on Grammar”, apresenta-se o uso puramente da gramática. Há um quadro que subdivide- se em uma coluna com frases prontas na interrogativa (questions) e na outra as respostas (answers) usando algumas frases do texto de introdução ou ainda um diálogo com imagens e nos balões frases em negritos enfatizando o uso correto. Logo abaixo, o aluno treina fazendo uso dos aspectos gramaticais escolhendo a alternativa correta e completando a frase ou ligando frases e etc. Esta seção gramaticalizada geravam muitas dúvidas, pois o aluno seguia a explicação do material e na hora das atividades respondia-as equivocadamente, pois percebi que o aluno queria transcrever sem observar em que situação estava usando. Portanto, não houve um compreendimento em quando usar ou como usar o aspecto gramatical abordado em um “contexto adequado” ou, seja, da forma em que a atividade “sugeria”.

Observa-se neste material que o enfoque são nas questões gramaticais e uso do vocabulário. O interessante no material é a diversidade de gêneros textuais e “extra activities” (continham alguns jogos) que a partir do contexto pode-se explorar mais o “lexis” e a gramática de uma forma mais agradável, pois era necessário ir além ao fazer o uso do material porque o “lexis” aparece muito sutilmente. Portanto, a ordem que mais se adéqua é o “Vocabulary, Grammar e Lexis”.

Patrick Sampaio

Ver perfil do usuário

THE BOOKS I USE...

Mensagem  danielyabu em Sex Jan 13, 2012 6:22 pm

For starters, I'd like to say I work with three different materials.
I am currently teaching five classes. All of them work with a book called New Fast English, two are at the intermediary level, and three at the basic. I gotta say, it is kinda limited in terms of quality. On the other hand, it doesn't have as much grammar as other books I've seen. That is, there's a brief explanation, nothing deep, and the teacher has to find some input on how to give it to the students in a more thorough. There's also lots of dialogues, which they always read and translate it afterwards. Not to mention some sections on vocabulary (e.g.: rooms of the house, objects, foods and drinks, clothes, etc), but nothing on the lexical approach. For instance, there's very little on collocations and fixed expressions. However, I take advantage of the vocabulary, and teach them HOW and WHEN they can use such words.
One of my classes work with the "world-famous" Interchange, which is not a particular favorite of our tutor Denilso... lol (just kidding). Their former teacher used to work with that, so I decided not to interrupt it altogether. After all, it's got a section called WORD POWER, in which the use of collocations is tested. I also like how it focuses on the speaking, always with warm-up questions and dialogues with plenty of chunks.
And last, but not least, I also work with a set of three books, compiled by two Brazilian teacher whose names I don't recall now, entitled "Inglês para Segundo Grau". They were my father's, but, believe me, most of it is surprisingly up-to-date. All their units start with a text comprehension, followed by grammar explanation and a battery of exercises, lots of them intended to be oral. I resort to those books whenever New Fast and Interchange don't supply proper foundation to a tricky subject, such as Present Perfect, Past Perfect and so on and so forth. I believe that it's possible to split the class into two or three parts. One of them, religiously, has to be related to speaking, in my opinion, the most important skill. The others can be grammar explanation and exercises, listening, vocabulary, games, etc.
Whatever the material, it's the teacher who dictates the quality of the class.
That's it guys, cheers to those who managed to read this far and have a nice weekend!

ps - Denilso, or anyone else, if you find any mistake, grammatically speaking, above, don't hesitate to point it out to me, thanks? Always looking forward to improving my English!

danielyabu

Ver perfil do usuário http://dr-beer.blogspot.com e cinemadequalidade.blogspot.com

My opinion

Mensagem  Leila Bomfim em Sex Jan 13, 2012 6:38 pm

Eu tenho pouco experiência como teacher. Mas acompanho o blog do prof. Denilso e tenho aprendido muito.
Eu me identifiquei com a abordagem lexical que ao meu ver é completa. Ainda não tive acesso a livros para o ensino da língua inglesa . Mas acredito que este ano o município deverá adotar algum.
Leila

Leila Bomfim

Ver perfil do usuário

Mensagem  Caroll em Qui Jan 19, 2012 3:59 pm

Heloo!

I don't have one specific material to use in my classes. I get texts that I read in books (classics, english books, magazines, etc) and try to explore the speaking and the reading with my students. Asking them to tell me in english what they have read and making questions about the text.

I like to follow a material. I think is important. I just didn't find a very good one yet, because I'm just starting in this new life of an english teacher =)

Caroll

Ver perfil do usuário

Mensagem  Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 4:32 am

Conteúdo patrocinado

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

Permissão deste fórum: